Macromoléculas
No dia 08.04.16 durante a aula de Biologia e Geologia fizemos uma atividade, essa atividade tinha como objetivo ajudar os alunos a perceber e a saber mais sobre as ligações que se estabelecem nos quatro grandes tipos de macromoléculas (Prótidos, Glícidos, Lípidos e Ácidos Nucleicos).

Ligação Peptídica
Os aminoácidos são os prótidos mais simples, constituindo as unidades estruturais dos péptidos e das proteínas, podem ligar-se entre si, formando cadeias de tamanho variável. Os péptidos são o resultado da união entre dois ou mais aminoácidos que se efetua através de uma ligação química covalente, denominada Ligação Peptídica. Por cada ligação peptídica que se estabelece, forma-se uma molécula de água.
Os monossacarídeos são glícidos mais simples, são classificados de acordo com o número de átomos de carbono que os compõem. Estes, em solução aquosa, apresentam uma estrutura em anel de carbono. Quando dois aneis estabelecem ligações entre si formam um dissacarídeo. A ligação quimica que une os dois monossacarídeos denomina-se Ligação Glicosídica. Se mais um monossacarídeo se ligar a este processo, forma-se um trissacarídeo... Oligossacarídeos são as moléculas constituídas por 2 ou 10 monossacarídeos unidos entre si. Se este número for superior, as moléculas denominam-se polissacarídeos.

Monossacarídeo
Polissacarídeo

Ligação Éster

O glicerol é capaz de estabelecer ligações covalentes com os átomos de carbono dos grupos carboxilo dos ácidos gordos, esta ligação denomina-se Ligação Éster.
Triglicerídeo
Dá-se o nome de triglicerídeo quando se estabelece uma ligação entre um glicerol e três ácidos gordos.

Nucleótido


DNA
RNA

Os ácidos nucleicos são as principais moléculas envolvidas em processos de controlo celular.
Existem dois tipos de ácidos nucleicos: ácidos desoxirribonucleico (DNA) e ácido ribonucleico (RNA), ambos são polímeros de nucleótidos (polinucleótidos).
Cada nucleótido é constituído por uma base azotada, uma pentose e um grupo fosfato, que lhe conferem as características ácidas.
Existem 5 tipos de bases azotadas: adenina (A), guanina (G), citosina (C), timina (T), uracilo (U). A timina só existe no DNA e o uracilo só existe no RNA, as restantes são comuns em ambos.
O DNA contém desoxirribose e o RNA contém ribose.
Trabalho Laboratorial: Osmose
-A osmose é um movimento de água por difusão dos meios menos concentrados (hipótónicos) para os meios mais concentrados (hipertónicos).
-Material:
-
Microscópio
-
Pinças
-
Conta-gotas
-
Lâminas e lamelas
-
Agulhas de dissecção
-
Conta-gotas
-
Papel de filtro
-
Cebola
-
Água destilada
-
Solução de cloreto de sódio
-Procedimento:
-
Com o auxilio da pinça, destacou-se dois fragmentos da epiderme da cebola
-
Na lâmina A, colocou-se um dos fragmentos de epiderme da cebola numa gota de água destilada, cobrindo-o com uma lamela.
-
Na lâmina B, colocou-se outro fragmento de epiderme da cebola numa gota de solução aquosa de cloreto de sódio, cobrindo-o com uma lamela.
-
Observou-se as duas preparações ao microscópio.
-
Com o conta-gotas, colocou-se uma gota de água destilada num dos bordos da lamela da segunda lâmina. No bordo oposto da lamela, absorveu-se o meio de montagem, de forma a substituir a solução de cloreto de sódio pela água destilada.
-
Observou-se, novamente, a segunda lâmina ao microscópio.
-Conclusão: quando a célula é colocada em água destilada, aumenta de volume, de comprimindo o citoplasma e o núcleo contra a parede celular. Quando a célula é colocada numa solução concentrada de cloreto de sódio, dá-se um movimento de água do vacúolo para o exterior da célula, o que faz com que o vacúolo diminua de volume e o citoplasma se desprenda da parede celular.



Epiderme da cebola em água destilada
Ampliação:10x10
Epiderme da Cebola após a absorção do meio de montagem por água destilada
Ampliação:10x5
Epiderme da cebola com cloreto de sódio
Ampliação: 10x5
Visita de estudo ao Gerês
-Esta visita de estudo decorreu durante os dias 21,22 e 23 de Abril.